- Demonstrar que objetos em repouso, quando a soma da ação de forças externas é nula, tendem a continuar em repouso.
- O Princípio da Inércia, ou Primeira Lei de Newton, diz que "um objeto tende sempre a manter o seu estado de movimento, este podendo também ser o de repouso, se não o somatório das forças sobre ele for nula".
- Este experimento serve para mostrar que um objeto em repouso tende a continuar em repouso. Já o experimento "TROMBADA (1)" serve para mostrar que o objeto em movimento tende a continuar em movimento. Os dois experimentos em conjunto ilustram o Princípio da Inércia.
- O experimento consiste de apoiar-se uma cartolina em forma de calha em cima de uma mesa e colocar-se uma bolinha de vidro (ou de aço, que dá melhores resultados) no seu centro. Aplica-se um "peteleco" nas bordas mais altas da calha de modo que a cartolina desloque-se com uma velocidade considerável. A ideia é de que a bolinha tende a permanecer em repouso, ou seja, parada na mesma posição que ocupava antes da cartolina se movimentar, pois a força que alterou o repouso da cartolina não se transmitiu à bolinha devido à insuficiência de atrito.
Montagem
- Enrole a cartolina, formando um cilindro.
- Deixe a cartolina desenrolar naturalmente.
- Apoie a cartolina sobre uma superfície lisa.
- Coloque a bolinha no centro da cartolina.
- Bata com os dedos, simultaneamente, nas extremidades superiores da cartolina.
- A intensidade da batida é algo que precisa ser treinado. Por vezes a pessoa não consegue dar uma batida forte, seca e simultânea nos dois lados da calha. Mas um pouco de prática resolve o problema.
* fonte: UNESP - Experimentos de Física
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário